top of page
  • contato920763

COMO PREVENIR A ALOPECIA POR TRAÇÃO



A perda capilar pode ocorrer por diversos fatores, um deles é a alopecia por tração. O problema é causado pela tensão repetitiva exercida sobre os fios, em decorrência de penteados muito apertados e uso de aplique.


Por isso, consultamos fontes da dermatologista Dra. Christiane Gonzaga, que contou como identificar a situação e resolvê-la o mais rápido possível. Confira!


De acordo com a dermatologista, a alopecia é uma condição caracterizada pela perda de grande quantidade de cabelo, que pode ter diversas causas, sendo mais comum acontecer pela genética. "Entretanto, outro fator que acomete a doença é a tração feita nos fios, seja pelo uso constante de penteados repuxados, uso de extensões por muito tempo ou até mesmo pelo hábito de arrancar as madeixas por problemas emocionais", explicou.


Caso isso ocorra com frequência e não receba o tratamento adequado, pode ocorrer a atrofia no bulbo capilar e os folículos pilosos cicatrizam, de modo que a área não se recupere novamente. Dessa forma, os fios que caíram não crescerão novamente e o couro cabeludo ficará com áreas calvas.


PENTEADOS PODEM SER A CAUSA DA ALOPECIA POR TRAÇÃO?

"Sim! Como a doença está diretamente relacionada à tensão prolongada dos fios e couro cabeludo, os penteados muito repuxados podem gerar o problema. A causa é a falta de elasticidade das fibras que sustentam os folículos pilosos, fazendo com que se rompam", alertou, afirmando que quem tem costume de prender as madeixas diariamente sem soltá-las um pouco deve ficar atenta com a saúde da região.

A pessoa percebe que há algo errado, pois além da dor no couro cabeludo, ele também fica avermelhado. No caso de um mega hair temporário, o peso pode provocar a queda dos fios, só que é reversível. O cabelo só para de crescer definitivamente se a força na raiz for exercida por muito tempo. Detectar a alopecia por tração logo no início é fundamental, e a recomendação é retirar qualquer tipo de aplique, apetrechos e evitar química. Mas calma, não é necessário tirar para sempre. Caso você não consiga ficar longe das madeixas compridas, espere os fios se recomporem para voltar a usar o que mais gosta!

ALOPECIA PODE PIORAR SE NÃO FOR IDENTIFICADA COM RAPIDEZ

Quando a causa não é identificada e tratada a tempo, a cicatrização dos folículos impede que novos cresçam e enfraqueçam os que ainda existem ali. Além disso, não tratar a alopecia pode aumentar a queda dos cabelos e fazer com que a saúde capilar seja prejudicada por mais problemas.

VEJA COMO TRATAR A ALOPECIA POR TRAÇÃO


O primeiro passo é interromper as práticas que estão levando à queda do cabelo. Quando identificada a tempo, a alopecia por tração pode ser revertida com o tratamento adequado. No entanto, em casos mais avançados, pode ser necessário recorrer a outras técnicas, como o implante, por exemplo. Portanto, é fundamental procurar um dermatologista especializado em tricologia assim que notar os primeiros sinais do problema.


Agora que você sabe como identificar esse problema e como prevenir, conheça os produtos Sansez que te ajudam com os cuidados para o seu tratamento capilar.

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção 

bottom of page