• Instituto Sansez

CUTÍCULA, CÓRTEX E MEDULA: AS CAMADAS DOS FIOS CAPILARES E SUA IMPORTÂNCIA


Se você chegou até nosso blog pode estar curioso, mas ao mesmo tempo pode estar se perguntando porque é importante conhecer a estrutura do fio de cabelo, e eu vou te responder!


Primeiro é super importante para que você consiga identificar o tipo de dano e o que precisa ser feito para tratar seu cabelo e em segundo para não ser feito de bobo(a)! É isso mesmo, o mercado exibe milhares de tratamentos, mas será que essas marcas conseguem realmente reverter seu dano? Isso é possível? O que aconteceu? Então se liga só, fique expert no assunto e acerte no alvo para exibir cabelos espetaculares sem jogar seu dindin pelo ralo!


O fio de cabelo é composto por três camadas e abaixo explicarei cada uma delas. Então, bora lá!


Cutícula

É a camada de fora do fio, que o reveste e protege. Sua estrutura é formada por pequenas lâminas de queratina que sobrepõem o córtex como telhas ou escamas e quando está saudável, é responsável brilho, suavidade, maciez, além de proteger toda estrutura que fica nas camadas internas do fio. Também funciona como uma barreira para produtos químicos, como: colorações, relaxamentos e alisamentos, por isso, para começar, é preciso protege-la. E como eu faço isso?


Utilizando o leave-in Sansez nos cabelos limpos e úmidos, você cria uma barreira, uma película de proteção contra danos externos e raios uv-b em volta dos fios, sobre a cutícula. Sua formulação de alta tecnologia, também confere aos cabelos efeito antifrizz, nutrição, brilho, ação desembaraçante, reparação, antiumidade, restauração, auxilia no crescimento capilar; redensificador capilar, evita a formação de pontas duplas, revitalização dos fios danificados e quebradiços, aumento da resistência, força e elasticidade, maior sedosidade.

Além disso, a cutícula é uma membrana proteica e coberta por uma camada invisível de lipídios resistentes à água, como se fosse uma “camada de gordura” e, quando submetida a agressões externas como calor de secador e chapinha, químicas e afins, é necessário repor seus nutrientes.


A Sansez Mask Loiros, foi criada para esse tipo de cabelo e também aos submetidos a outros tratamentos químicos. Por possuir proteína do trigo, deixa os cabelos mais sedosos, fortes e saudáveis.


Córtex

É a camada que fica embaixo da cutícula. É a camada sólida e resistente do fio responsável pela coloração natural do cabelo, força, flexibilidade e elasticidade das madeixas. Quando submetido a altas temperaturas, químicas e fricção excessiva ele também sofre, e os danos são bem sérios, já que “quebrado” ele não segura a umidade deixando os fios ressecados e muito fragilizados.


Também é no córtex que ocorrem mudanças do fio de cabelo: depois de abrir as cutículas, o produto químico utilizado chega até o córtex e faz ocorrer a reação química. O problema é que aí os fios perdem aminoácidos devido a quebras químicas que acontecem na região. E como eu reponho esses aminoácidos?! Alguns dos produtos Sansez também possuem os aminoácidos que seu cabelo pode ter perdido e farão essa reposição para que seu fio fique sempre saudável, cheio de vida e muito bem cuidado.

Medula

É a camada mais interna dos fios e não tem nenhuma função específica, então, não necessita de atenção.


Agora vamos conversar de expert para expert: o Leave-in Sansez e as Sansez Masks foram criados criteriosamente, com muita tecnologia e unindo ingredientes de ponta para suprirem as necessidades de cada tipo de cabelo. Enquanto o Leave-in protege e te dá muitos outros benefícios, as máscaras nutrem, hidratam e repõem ingredientes necessários para que você exiba sempre cabelos lindos, volumosos e muito bem cuidados.


Então corra lá para o site, escolha a sua, peça junto com o Leave-in e exiba cabelos espetaculares! Clique Aqui!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção