• Instituto Sansez

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR COSMÉTICOS CRUELTY FREE


A cada dia as pessoas estão se importando mais com a origem do que consomem no dia a dia e no quanto isso costuma afetar a vida de animais inocentes. E é a respeito disso que se trata o movimento dos cosméticos cruelty free (livre de crueldade): sobre poupar vidas e acabar com o sofrimento que diversos bichos são obrigados a sofrer.

Nos diversos segmentos da indústria, ainda são utilizados ingredientes provenientes de diferentes tipos de animais ou, ainda, as fórmulas são testadas em ratos, coelhos, entre outros bichos. Contudo, esse cenário está mudando gradativamente, uma vez que a procura por produtos cruelty free só aumenta, e em alguns locais já até existem leis que proíbem os testes.

Ficou interessado em saber mais sobre esse movimento? Continue conosco para conhecer a importância de utilizar produtos sem crueldade animal!


Por que apostar em cosméticos cruelty free é uma boa atitude?

Não é novidade que o meio ambiente sofre cada vez mais com o estilo de vida que a maioria de nós leva. Contudo, isso não afeta apenas o nosso planeta e a nossa saúde. Muitas vezes acaba envolvendo a prática de certos atos cruéis com animais que nada têm a ver com as nossas necessidades e desejos.

Já passou o tempo no qual se pensava que testar cosméticos em animais era uma atitude indispensável para garantir a segurança do uso. Atualmente já se sabe que é possível criar produtos de qualidade sem ter que fazer com que milhares de ratos e coelhos sofram com isso.

Por isso, substituir os produtos comuns por aqueles denominados cruelty free é uma atitude capaz de poupar a vida e o sofrimento de animais, tornando o mundo um lugar muito mais seguro para todos. Sem falar no peso que isso tira de nós, pois a responsabilidade dessa crueldade não estará mais sobre nossas atitudes, certo?

Como identificar esse tipo de produto?

Apesar de já existirem diversas listas que apresentam marcas famosas que não realizam testes em animais, sempre existirão nomes menores que não costumam ser identificados dessa forma. E, é claro, são muitas opções para memorizar, sendo indispensável ter uma maneira de reconhecê-las de uma forma mais simples.

Como o processo de fabricação dos produtos é uma informação bastante específica, as marcas estão optando por utilizar um selo que garante que o item não passou por testes em qualquer tipo de animal. Confira!

Como identificar os selos?

Existem alguns selos que identificam esse tipo de cosmético, geralmente são formados por um desenho de coelho seguido de frases como “cruelty free” e “not tested on animals” ou, ainda, qualquer item que se diga vegano. Lembrando que tudo que é vegano é necessariamente cruelty free, no entanto, nem tudo que é livre de crueldade é vegano.

Quais as entidades responsáveis pelos selos?

Os dados a respeito da exclusão de teste em animais são atestados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já os selos são emitidos por duas principais ONGs internacionais: a Vegan Society e a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

Devido à amplitude dos testes em animais na indústria e o sofrimento que isso gera, uma simples escolha de cosméticos cruelty free no nosso dia a dia faz uma enorme diferença na vida de diversos bichos, especialmente de ratos e coelhos. Ainda que nem todos os produtos comprados sejam totalmente veganos, toda mudança é significativa.

Gostou de saber mais sobre os cosméticos cruelty free? Não deixe de conhecer a Sansez, uma marca com produtos que garantem a saúde dos seus fios sem desrespeitar a vida dos animais!

14 visualizações

SANSEZ - THERAPY HAIR CARE