• Instituto Sansez

O DHT CAUSA A QUEDA DE CABELO?



Vamos entender um pouco mais sobre o hormônio DHT e alguns problemas, principalmente para os homens, quando presente em grandes quantidades.


O DHT pode ser prejudicial para a saúde, e é uma substância presente naturalmente no nosso organismo que desempenha funções importantes para o desenvolvimento hormonal.


“O hormônio DHT é a di-hidrotestosterona. Esse hormônio é um derivado da testosterona que, apesar de exercer funções importantes no organismo e ser inclusive útil no tratamento de algumas doenças, pode trazer alguns problemas principalmente para os homens.”


A alopecia androgenética é também chamada de calvície, a causa mais comum que afeta homens e mulheres. No entanto, é mais comum nos homens acima dos 50 anos — devido a ação do hormônio DHT (di-hidrotestosterona) -- esse desequilíbrio afina os fios capilares progressivamente até começar a cair. Após alguns anos, sem realizar algum tipo de tratamento, a calvície já pode ser notada facilmente e os fios perdidos NÃO NASCEM novamente.


Por isso é importante identificar o problema e iniciar um tratamento.


No caso da mulher, que também produz a di-hidrotestosterona, existe uma vantagem relacionada aos hormônios femininos — estrógeno e progesterona — que protegem os folículos da ação da DHT. Assim, é mais comum vermos mais homens calvos do que mulheres.


Ao ligar-se aos receptores dos bulbos capilares, o DHT vai progressivamente reduzindo o número de células que produzem cabelo. Com menos células produzindo, os fios vão se tornando cada vez mais finos e fracos (miniaturização dos fios), até que eles caem.


Além disso, outro efeito provocado pelo DHT é a redução no tempo da fase anágena, que é a fase de crescimento do cabelo. Com isso, os fios têm menos tempo para crescer, chegando mais cedo à fase da queda.


Como controlar a produção de DHT

“Uma das formas de combater a alopecia androgenética é justamente combatendo a produção do DHT. Através do uso de alguns medicamentos que inibem a ação da enzima 5-alfa-redutase, responsável por converter testosterona em DHT, é possível interromper a queda de cabelo de origem genética. É importante que seja iniciado o quanto antes, enquanto ainda existem células produtoras de fios”.


Procure sempre um especialista para avaliar o nível da sua queda de cabelo e comprovar o problema.


Confira mais sobre todos os nossos produtos que auxiliam no tratamento capilar, em todos os momentos. Combine e potencialize o seu tratamento.


PREVINA-SE!


Fonte: Viva Bem | UOL e Kédima Nassif


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção