top of page
  • Foto do escritorInstituto Sansez

O QUE É PITIRÍASE?


Pitiríase capilar é uma micose no couro cabeludo. Conhecida também como Tínea Capilar, ela é causada por fungos e seus sintomas são coceira e descamação.

Esta infecção é causada pelo crescimento de um fungo chamado pitiríase capitis, que está presente em quase todo couro cabeludo, porém inativo.


Causas da Pitiríase

A renovação celular do couro cabeludo acontece todos os meses em indivíduos saudáveis. Isso é muito importante para que todo mecanismo de crescimento dos fios, saúde do couro cabeludo e folículos pilosos sejam mantidos. Em pessoas com Pitiríase, essa renovação acontece de maneira anormal: a expulsão das células torna-se perceptível pela sua aglomeração na superfície da pele como pequenas lâminas que formam a película (semelhante à caspa) enquanto que em pessoas comuns, a expulsão de células mortas é praticamente imperceptível.

Desordem hormonal, estresse, pH ácido do couro cabeludo, escovação excessiva, abuso ou uso não adequada de cosméticos e suor excessivo causado pelo uso de capacetes, chapéus ou bonés são alguns fatores que contribuem para o o desenvolvimento da pitiríase.


Sintomas da Pitiríase Capilar

O principal sintoma é o aparecimento de caspa que acorre devido a reação do corpo a liberação de uma substância ácida pelo microrganismo que causa coceira e irritação no local.

Existem três tipos de Pitiráse:


  1. Simples ou seca: é a mais comum. A pele fica com uma irritação, mas não fica inflamada. Cabelo fica com de pequenas escamas finas, secas, cinzentas ou amareladas e opacas;

  2. Esteatóide ou gordurosa: aparecimento de placas de tamanhos diferentes, coladas ao couro cabeludo. A pele fica inflamada, vermelha e com bastante coceira;

  3. Amiantácea: muita caspa, de placas bem grossas, com escamas prateadas aderidas ao couro cabeludo e cabelo. Acomete muito as crianças.

Manchas no couro cabeludo que costumam possuir diversas colorações, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas e rosas, também são sintomas da doença.


Pitiríase a perda de cabelo

Por trazer complicações ao couro cabeludo, a Pitiríase pode acarretar queda de cabelo, e mexer muito com a autoestima de quem a desenvolve, e você pode evita-la ao adotar um home care saudável. Como?


Promova a renovação celular e revitalização do couro cabeludo usando o Tônico Sansez 30 minutos antes do Shampoo.


Faça uma lavagem que efetivamente retire todos agentes externos que podem tirar a saúde de seu couro cabeludo e obstruir folículos pilosos. Dentre vários benefícios, o Shampoo Sansez tem esse efeito.



Essa dupla: Tônico Capilar e Shampoo Sansez são sinônimos de muita saúde capilar, desde a raiz até as pontas e podem evitar várias doenças, entre elas, a Pitiríase.


Compartilhe essa informação e corre para o site e adquira já a sua duplinha!

 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção 

bottom of page