• Karolini Bride

O QUE FAZER NO CASO DE DERMATITE SEBORREICA?


Se de repente, você começou a coçar o couro cabeludo e percebeu que ele vem descamando. Achou que iria embora com o tempo, porém, tem notado que está cada vez mais frequente?


Calma, o nome disso é Dermatite Seborreica e atinge muitas pessoas. A seborreia se dá por diversos fatores- emocionais, biológicos, externos- e culmina nessa descamação do couro cabeludo (e em alguns casos, sobrancelhas, bigode e demais partes do corpo). E é sobre ela que vamos falar no texto de hoje!


  • O que é Dermatite Seborreica?

Dermatite Seborreica nada mais é do que uma inflamação na pele que tem por consequência a descamação e a vermelhidão.


É muito comum que os primeiros sintomas se deem nos cabelos, mas não é uma regra. Ela também pode ser vista no colo, nos cantos do nariz, na sobrancelha e em alguns lugares da face.


Uma doença de cunho crônico e em determinados períodos, podemos observar a melhora dos sintomas ou a sua piora gradativa. É um problema tão atual que para você ter uma ideia, estima-se que 18% da população mundial sofra com a mesma!


É uma doença que pode atingir tanto os adultos como as crianças e, ao contrário do que muita gente pensa, ela não é causada pela falta de higiene – e tão pouco é contagiosa.


  • O que causa a dermatite seborreica?

Infelizmente, ainda não é possível dizer com exatidão o que causa a dermatite seborreica nas pessoas. A conclusão que se tem por hora é de que a união de diversos fatores colabora com essa propagação, como:


- Estresse

- Tendência individual

- Tempo seco

- Tempo frio

- Certos medicamentos

- Ansiedade

- Depressão


Contudo, o que se sabe é que ela não é causada pela falta de higiene (como muitas pessoas pensam).


  • Quais os sintomas da Seborreia?

Alguns sintomas são generalizados, ou seja, podem ser observados em sua grande maioria. Contudo, eles também poderão variar de caso a caso.

Listamos, entretanto, os sintomas mais comuns comentados por quem sofre com a dermatite seborreica:


- Flocos de pele (conhecidos também como caspas) soltando do couro cabeludo, das sobrancelhas, do bigode…

- Crostas de pele que acabam por descamar

- Descamação ou vermelhidão nas pálpebras

- Coceira ou ardor, principalmente pelo hábito de cutucar a pele que já está lesionada, aumentando ainda mais o ponto de infecção.

- Oleosidade no couro cabeludo e na pele


  • Tratamento da dermatite Seborreica

Não é fácil você descobrir que é portador de Dermatite Seborreica, principalmente porque ela mexe de forma direta com a autoestima. Mas, calma! O primeiro passo é procurar um médico dermatologista que será o verdadeiro responsável pelo diagnóstico.


Na consulta, ele deverá fazer algumas perguntas e pedir exames que comprovem as suspeitas. Logo em seguida, deverá entrar com medicamentos que irão auxiliar no processo, tornando a crise menor e mais afastada.


É importante lembrar que o emocional acaba contando muito nestes casos! Por isso, é sempre importante que você perceba as alterações de humor e procure um médico psicólogo para acompanhar você durante este tratamento.


Outro ponto que pode acontecer é o desaparecimento da doença por si só, voltando a aparecer em estado de extremo estresse, por exemplo. Muitas vezes, o melhor tratamento é a mudança dos hábitos e estilos de vida somados aos medicamentos indicados pelo médico competente.


  • Tratando a seborreia no corpo

Se você apresentou os sintomas da dermatite espalhados no corpo, a sua melhor opção é evitar cremes muito cheirosos, preferindo cremes que tenham ação de hidratação prolongada.


Pode ser que o seu médico prefira algumas fórmulas, para controlar a descamação de forma mais efetiva. Algumas opções que você encontrará no mercado são:

- Loções de corticosteroides

- Produtos que tenham em sua base, enxofre


  • Tratando a dermatite seborreica no couro cabeludo

Os adultos que apresentam os sintomas da dermatite seborreica em adultos podem, comumente, lavar os cabelos com shampoo anticaspa que contenham alguns destes ingredientes abaixo:


- Cetoconazol

- Alcatrão de hulha

- Piritionato de zinco

- Sulfeto de selênio

- Ácido salicílico


Outra boa opção é prevenir! Além de manter uma vida emocional mais equilibrada e uma alimentação saudável, você também pode usar de vitaminas para cabelo Sansez para fortalecer seus fios de dentro para fora!

193 visualizações

SANSEZ - THERAPY HAIR CARE