QUAIS SÃO AS CAUSAS DA QUEDA DE CABELO FEMININO

Atualizado: 3 de Ago de 2020


Se você tem notado fios soltos no travesseiro ou que seu cabelo tem caído ao lavá-lo e penteá-lo, não é preciso se desesperar. São diversas as causas da queda de cabelo feminino e diferentes maneiras de tratamento para que você pare de sofrer com esses problemas.

Para entender melhor a queda, é preciso saber que o cabelo tem um ciclo de crescimento. Ele passa por três fases: anágena, catágena e telógena. A primeira, na qual o fio nasce e cresce, dura de 3 a 6 anos. Na segunda, ele começa a morrer. Já na terceira, o cabelo é empurrado para fora por um novo fio, e é quando ele cai.

Por isso, perder cabelo é algo totalmente normal. Contudo, é preciso avaliar até quando isso é saudável ou recorrente de um problema de saúde. Ficou curiosa para conhecer mais?

Continue acompanhando a leitura e descubra as principais causas da queda!

  • Alopecia por tração

Muitas mulheres têm o costume de pentear os fios com força e prender os cabelos diariamente. Mas você sabia que esses dois hábitos podem repercutir na queda? Isso acontece porque em ambos os casos os fios ficam extremamente esticados e são puxados desde a raiz.

O resultado é um enfraquecimento dos fios, e é por isso que eles não demoram a cair, caso você tenha o costume de prendê-los com certa frequência. Sendo assim, fique de olho em seus hábitos para evitar a alopecia por tração.


  • Alteração dos hormônios

As alterações hormonais costumam ser causadas por diversas questões, mas é especialmente comum durante a gravidez, por se tratar de um período no quais muitas mulheres acabam sofrendo com a queda de cabelo.

Ademais, essa mudança costuma afetar mulheres que sofrem de obesidade, disfunções na tireóide, ovários policísticos, estão passando por período de estresse, entre outras situações. Nesses casos, é importante consultar um especialista para controlar a causa.

  • Excesso de químicas

O excesso de químicas, como tinturas, descolorações e alisamentos, podem até danificar o couro cabeludo. Entretanto, o real problema está no enfraquecimento que os produtos utilizados tendem a causar aos fios.

Com isso, muitas vezes o cabelo não agüenta o processo, por estar fino e danificado, gerando quedas e quebras no meio ou próximo à raiz. Esse é um problema fácil de ser tratado, uma vez que requer cuidados para que as madeixas fiquem saudáveis e parem de se romper, além de tomar cuidado com o uso excessivo de processos químicos.

  • Fatores hereditários

Infelizmente, a queda de cabelo costuma estar associada à herança genética. Isso acontece quando os seus pais sofrem desse problema, e ele está nos genes da sua família, sendo passado para você. Nesse caso, é comum que a perda dos fios aconteça a partir dos 20 anos e se torne cada vez mais evidente com o passar dos anos.

Como é possível perceber, existem diversas causas da queda de cabelo feminino. Mas não se preocupe! O tratamento não costuma ser complicado. Por exemplo, utilizar suplementos, shampoos e tônicos muitas vezes é o suficiente para fortalecer os fios e estimular o crescimento das madeixas. Em alguns casos, é necessário, ainda, o uso de medicamentos indicados por um médico.


Aproveite também para conferir mais sobre todos os nossos produtos que auxiliam no tratamento capilar, em todos em momentos.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção