top of page
  • Foto do escritorInstituto Sansez

SAIBA O QUE É TRICOTILOMANIA


Puxar um fiozinho branco aqui, um mais feinho acolá é natural?! Todos sabemos que o cabelo é responsável por grande parte da autoestima da maioria das pessoas. Exibi-los com volume, bem cuidados, brilhosos, é motivo de orgulho e satisfação por muita gente, mas, mesmo assim, algumas pessoas tem o hábito de arrancá-los.


O que é tricotilomania?

A Tricotilomania nada mais é que o ato impulsivo de arrancar os fios de cabelo e pode abranger pelos do corpo e até sobrancelha. Mas porque um gesto que parece tão indefeso pode ser considerado um transtorno?! Porque pessoas que apresentam esse quadro, arrancam suas madeixas constante e compulsivamente e sentem prazer com isso. Além do mais, essa questão, que se torna muito repetitiva, faz com que o indivíduo comece a apresentar áreas com falhas no couro cabeludo que pode levar a calvície definitiva.


Tricotilomania e calvície

Mas o que acontece com o indivíduo que sofre dessa compulsão pode perder os cabelos que arrancou para sempre? Os fios de cabelos nascem pelos folículos pilosos que estão localizados no couro cabeludo. Quando arrancados constantemente, os folículos ficam “machucados”, inflamados e podem “morrer”, causando assim, a perda definitiva dos cabelos, já que de lá não nascerá mais nenhum fio.


Sintomas da Tricotilomania

O primeiro é um impulso incontrolável de arrancar as madeixas, consequência de um nível crescente de ansiedade e recompensada por uma sensação de alívio e prazer depois de fazê-lo.

Além disso:


- falhas capilares, de qualquer tamanho e que na maioria das vezes se encontram do lado de onde a pessoa tem suas habilidades manuais;


- apresentar outros atos compulsivos, como mastigar, morder e até engolir os fios arrancados (aqui estamos falando da tricofagia, que é uma consequência da tricotilomania e pode levar a consequências graves como a obstrução do sistema digestivo causada pelos fios engolidos);


- atos automutilantes associados: cutucar a pele, morder os lábios, roer unhas, por exemplo;

- lesões e infecções nas áreas onde os pelos e cabelos e foram arrancados;


Diagnóstico da Tricotilomania

Aqui estamos falando de um transtorno emocional que acarreta problemas de ordem física, piora a condição psíquica já que acaba refletindo na autoestima das pessoas- a maioria delas começa a sentir vergonha das falhas de cabelo ou pelos e tendem a escondê-las. É por isso que quanto antes for diagnosticada, melhores serão as chances de tratamento e recuperação dos fios perdidos – isso tem que acontecer antes da “morte” do folículo piloso.


Tratamento da Tricotilomania

É um tratamento multidisciplinar, já que envolve psicólogos, dermatologistas e psiquiatras.


Recuperação dos fios após a Tricotilomania

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que depois que um folículo piloso “morre”, morre junto a chance de nascer qualquer fio por ele, e é por isso, que é de suma importância começar o tratamento assim que diagnosticado o transtorno.


Também é necessário parar de arrancar os fios começar um tratamento eficiente para que os cabelos voltem a nascer com força, em volume e com rapidez. Isso você consegue usando o kit Sansez de 1 mês, sabe por que?

O Kit Sansez de 1 mês é eficiência máxima quando falamos sobre tudo o que você precisa para promover a saúde de todo o sistema capilar: enquanto o Tônico Sansez promove a renovação celular e revitalização do couro cabeludo, o Shampoo faz a lavagem perfeita para que os folículos fiquem desobstruídos e limpos na medida certa e o Suplemento Alimentar Sansez dá uma super força para o organismo produzir fios fortes, saudáveis e em volume.


Recupere seus fios agora mesmo, clique aqui, e se surpreenda com resultados espetaculares!


 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção 

bottom of page