• Karolini Bride

VOCÊ SABE O QUE É TRICOLOGIA? CONHEÇA A ESPECIALIDADE QUE SE DEDICA AO ESTUDO SOBRE CABELOS


Você sabe o que faz um tricologista? Pode parecer curioso, mas realmente existe uma especialização, dentro da medicina, voltada especialmente para deixar o cabelo saudável - a tricologia.


Nome de origem grega, tricologia une “trico”, de thrikos, que significa cabelo ou pelo, com “logia”, que identifica estudo ou campo do conhecimento. Logo, o termo designa aqueles que se especializam justamente nessa parte do corpo e que se dedicam a entender a formação, as características e as doenças que acometem os pelos corporais.


Mas quem se especializa em tricologia, afinal? Saiba quando consultá-los

A tricologia pode ser uma especialidade buscada por dermatologistas, químicos, biólogos, nutricionistas, cosmetólogos, farmacêuticos e outros profissionais que, em conjunto, pretendem integrar essas diversas áreas de conhecimento para uma visão ainda mais amplificada do mundo capilar.


Por isso, tornam-se extremamente capazes de identificar, analisar e corrigir queixas como a queda do cabelo, o enfraquecimento e o afinamento dos fios, sintomas que, geralmente, mascaram problemas ainda maiores e que exigem investigação.


Como os tricologistas atuam


Observando os sintomas, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso de seus pacientes e, a partir disso, orientam tratamentos direcionados. Na clínica de dermatologia, por exemplo, recursos como o laser podem ser indicados. Além disso, mudanças de hábitos, como alimentação adequada e alívio do estresse, podem ser incluídos na rotina, já que um estilo de vida saudável é fundamental para a melhora da qualidade e da saúde do cabelo.


Como está a tricologia no Brasil?


O Brasil sempre deu valor à área da estética. Com isso, o estudo sobre cabelos não é diferente. Ainda mais aqui no país, onde existe uma grande diversidade de tipos e estruturas de fios. As pesquisas estão cada vez mais avançadas, e os resultados, mais promissores. Por isso, temos cada vez mais profissionais gabaritados trabalhando tanto na parte clínica quanto em uma abordagem mais intervencionista, como as cirurgias.


Então, o paciente que precisar de cuidados com seus cabelos deve apenas se certificar de que o profissional tem a formação adequada para atendê-lo.


Quando procurar um profissional da tricologia?


Quando o assunto estiver relacionado a problemas e preocupações com o couro cabeludo, fios e pelos, é possível ir atrás de um tricologista. Isso pode envolver muitas condições, como:


· coceira;

· irritação;

· ardor;

· vermelhidão;

· descamação;

· caspa;

· queda;

· quebra;

· calvície;

· cabelos fracos;

· excesso de pelos;

· fungos;

· infecções;

· afinamento dos fios;

· inflamação;

· oleosidade excessiva;

· diminuição do volume capilar;

· espinhas no couro cabeludo;

· demora no crescimento dos fios;

· reação alérgica a cosméticos capilares.


Como escolher um profissional?


A sugestão é sempre se consultar em clínicas que sejam confiáveis, a fim de evitar dores de cabeça mais tarde com profissionais que não estejam gabaritados a fazer os tratamentos. Aliás, quanto mais invasiva a intervenção for, mais atenção o paciente deve ter com a capacidade do tricologista. Em geral, os dermatologistas, por terem formação em medicina, têm bastante know-how para lidar com questões mais técnicas e, se for o caso, indicar a pessoa a outro especialista da área médica.


A tricologia, então, tem muito a contribuir para o bem-estar dos indivíduos, recuperando a autoestima, a satisfação e a saúde. É importante ter cuidado na hora de escolher um especialista que ajudará você com uma questão tão delicada.


Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica para manter seus cabelos sempre lindos!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SANSEZ - THERAPY HAIR CARE